Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como encontrar motivação para treinar para maratona?

Cansaço dos treinos, muito trabalho, falta de tempo… Diversas são as desculpas que encontramos quando estamos sem motivação para treinar para maratona. Isso é mais normal do que você pode imaginar e certamente acontece com frequência com diversos corredores. Pode ter certeza que nessa você não está sozinho!

Contudo, às vezes ficamos tão no automático que é difícil pensar em artifícios para driblar algumas desculpas que a mente nos traz. Dessa maneira, vamos te dar algumas dicas para encontrar formas de motivação para a maratona. A ideia é que elas te ajudem a não perder nenhum treino. Confira a seguir. 

7 dicas de motivação para maratona 

1) Tenha um objetivo definido

Escolher uma prova vai fazer com que o seu treino seja direcionado para ela. Com isso, um treinamento bem planejado vai levar em consideração o tempo até chegar na data e se algum pensamento que te deixa desmotivado aparecer você vai lembrar o quanto falta para sua corrida e isso pode te dar mais motivação para a maratona.

Caso contrário, se ficar treinando sem ter um propósito é muito fácil de se desmotivar.

Além disso, ter um objetivo para cada prova, mesmo que seja apenas para completar a distância sem andar, vai proporcionar uma sensação de realização no final. 

Leia também: 5 melhores maratonas do mundo

2) Corra provas menores 

Ter a sua meta com data marcada e bem definida vai te ajudar a ter mais motivação para chegar à sua maratona. Porém, ter alguns pequenos objetivos durante o processo também ajudam muito a se manter motivado. 

Por exemplo, fazer uma meia maratona em algum lugar que você queira conhecer ou que tenha amigos pode ser uma ótima opção. Conquistar essas pequenas metas ainda que seja correr em todo o percurso sem parar ou bater seu próprio recorde pessoal vai te ajudar a manter a motivação para a maratona, seu objetivo maior.

Leia também: Qual o melhor tênis para correr maratona?

3) Invente sua própria frase motivacional 

“Nunca desistir!”; “Eu posso, eu consigo!” Sabe aquela frase curtinha simples e direta? Ela pode até parecer inofensiva, mas tem um grande poder sobre a sua mente, assim como um mantra de verdade. 

Se você repetir essa palavra ou frase curta mesmo quando não estiver desanimado, vai te ajudar quando aquele dia ruim e sem motivação para o treino da maratona bater. Se não tiver inspiração para criar uma própria frase, faça uma pesquisa e se inspire em alguém. Sabe aquele corredor ou atleta que você admira? Tente encontrar uma frase que ele falou e torne-a seu mantra. 

Leia também: Quais os tipos de maratona

4)  Marque com um amigo

Aquele dia de treino longo pode ser o mais desanimador da sua planilha. Dessa forma, para você manter sua motivação na maratona, convide um amigo para correr com você. Imagina correr 30 km com alguém que você gosta de estar por perto e que de quebra ainda pode tentar te puxar. 

Se ele tiver um ritmo semelhante  ao seu melhor ainda, dessa forma o treino vai sair redondo e você não vai conseguir arrumar desculpas para ele. Se você não conhece ninguém que esteja treinando para maratona e não esteja disposto a correr uma distância tão longa com você, divida a distância entre amigos. Um pode ajudá-lo nos primeiros 15 km e outro nos 15 km finais.

Outra opção é procurar grupos de corrida que se reúnem em determinados dias de semana para correr junto, como o Adidas Runners. Mesmo que talvez não seja a distância que você precisa fazer, lá você pode fazer amizades e conhecer alguém que também está treinando para uma maratona 

5) Busque um treinador 

Se você não tem um treinador que te oriente sobre o que fazer e que te passe uma planilha, pode ser uma ótima ideia encontrar um. Além de te oferecer todo o suporte de treinos e fazer com que você corra de forma otimizada, ainda vai te ajudar na motivação para a maratona. 

Em um dia ruim que você acha que o treino não vai sair, tente compartilhar suas dores e angústias com ele. Se realmente for necessário parar um pouco, ele vai te ajudar a organizar outra estratégia e assim você não perde a motivação para a maratona.

Leia também: Dicas de respiração para correr

6) Assista vídeos 

Muitas vezes esquecemos do poder que a corrida tem sobre nós e todos os benefícios que ela nos traz. Assistir vídeos para corredores e motivacionais, como o vídeo abaixo, certamente vai te ajudar a levantar do sofá e querer sair correndo por aí. 

7) Escolha uma prova em outro país

Quer motivação maior do que fazer sua maratona em outro país? É um sonho para todo corredor, não é mesmo? Escolhendo uma prova fora do Brasil você vai ter motivação de sobra para a maratona. 

Corredores gostam de se desafiar a todo tempo e, portanto, talvez seja a hora de fazer aquela prova que você sempre sonhou e posterga até hoje. 

Para fazer toda a programação sem se preocupar em procurar um hotel próximo da largada da prova ou mesmo fazer a inscrição, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil há mais de 30 anos. Com tanta experiência, cada detalhe é pensado para que os corredores tenham a melhor experiência. 

Além disso, ela oferece assistência total desde a estadia até a inscrição garantida nas mais emblemáticas provas. Você pode optar pelas mais diversas provas em vários países, tanto pertinho daqui como Peru, ou mesmo no Butão ou até na Groenlândia, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.