+55 21 2275-0146
Regras da maratona

O que envolve as regras da maratona?

Share now:

Voc√™ se prepara muito para correr pela primeira vez os 42,195 km ou j√° correu v√°rias vezes essa dist√Ęncia, mas j√° parou para pensar que existem regras da maratona para que o evento aconte√ßa? Conhe√ßa todas neste post.¬†

A maratona que conhecemos hoje foi criada em Atenas em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos, para homenagear o soldado grego Pheidippides. 

Ele correu 40 km  da cidade chamada Maratona, onde tinha acontecido a batalha, até Atenas para anunciar a derrota de persas invasores na Grécia e salvar mulheres com seus filhos. Ao chegar, ele teria conseguido apenas dizer a palavra vencemos e depois morreu de exaustão.

Leia também: Saiba quais os tipos de maratona e várias dicas de provas no Brasil e no mundo

Mais tarde, nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, a Maratona sofreu uma alteração de 2,195 km.  O objetivo disso foi para que as crianças no Royal Nursery de Windsor pudessem ver os atletas passando também para terminar em frente ao estádio White City onde estava a rainha Alexandra.

Em 1921 a dist√Ęncia para todas as provas denominadas como maratona foi padronizada em 42.195 km. Para que um evento seja oficial ele deve seguir as regras da maratona que s√£o internacionais. Confira quais s√£o a seguir.¬†

Leia também: Quais as melhores maratonas na América do Sul

Qual órgão é responsável pelas regras da maratona?

O √≥rg√£o governante mundial do esporte de atletismo, incluindo as regras de maratona √© a Associa√ß√£o Internacional das Federa√ß√Ķes de Atletismo, ou International Association of Athletics Federations (IAAF).¬†

A IAAF foi fundada com o intuito de atender à necessidade de um órgão de autoridade de nível mundial para:

  • Regular as competi√ß√Ķes,
  • Padronizar equipamentos t√©cnicos,
  • Controlar a lista de recordes mundiais oficiais.¬†

Quais as regras da maratona?

Dist√Ęncia

A maratona é uma das corridas mais desgastantes do atletismo. Os atletas devem passar pelo percurso cuja medida deve ser exatamente de 42.195 metros.

No que diz respeito √† linha de partida e chegada, n√£o chega a ser exatamente uma regra da maratona. No entanto, para serem eleg√≠veis a recordes mundiais a dist√Ęncia entre o ponto de partida e o ponto de chegada deve corresponder a no m√°ximo metade da dist√Ęncia total da maratona, ou seja 22,098 km. O motivo disso √© o vento e a Maratona de Boston √© bom exemplo.¬†

Piso

As maratonas devem ser realizadas em estradas. Contudo, se o tr√°fego ou

outras situa√ß√Ķes semelhantes impossibilitam isso, o percurso pode estar em uma ciclovia ou trilha ao longo da estrada, mas n√£o em solo macio, como grama ou algo parecido.¬†

Além disso, o início e a chegada podem estar dentro de um campo ou pista de atletismo. 

Avisos de largada

Outra regra da maratona diz que elas devem ser iniciadas com um disparo de uma buzina. Nas provas que incluem um grande n√ļmero de atletas, devem constar tamb√©m avisos de cinco, tr√™s minutos e um minuto antes do in√≠cio.

Segurança

Como regra de seguran√ßa da maratona, os organizadores devem garanti-la a todos os atletas e funcion√°rios da prova. Al√©m disso, tamb√©m √© obrigat√≥rio que as estradas utilizadas para a competi√ß√£o estejam fechadas para ve√≠culos motorizados em todas as dire√ß√Ķes.

Altimetria

Outra regra da maratona estabelecida pela IAAF é que o máximo de desnível permitido em uma maratona é de 1/1000. Nesse caso, a Maratona de Boston também pode ser um bom exemplo. 

Ela possui um desnível maior que o permitido, mas nem por isso está fora das regras. Ela apenas não pode ser elegível para recordes mundiais. 

Algumas maratonas que n√£o possuem essa altimetria.

Hidratação

Uma outra regra da maratona √© que a aproximadamente cada cinco quil√īmetros deve haver uma esta√ß√£o para

  • Hidrata√ß√£o
  • Descanso
  • Esponjas molhadas para os atletas se refrescarem

Nessas esta√ß√Ķes podem conter bebidas a depender do organizador da prova, como:

  • ¬†√°gua ou isot√īnicos,¬†
  • suplementos energ√©ticos
  • outros alimentos¬†

Além disso, cada corredor também pode levar sua própria bebida e deixá-las em outros pontos oferecidos pela organização da prova. No entanto, os funcionários podem supervisionar para que nenhuma delas sejam alteradas ou adulteradas de nenhuma maneira.

Saída do percurso 

Um atleta pode deixar o percurso da prova desde que receba a permiss√£o e sob a supervis√£o de um funcion√°rio da prova. Como regra da maratona., esse desvio n√£o pode, √© claro, diminuir a dist√Ęncia a ser percorrida.

Caso um atleta deixe o percurso da prova encurtando a dist√Ęncia a ser percorrida, ele ser√° desqualificado.

Ajuda de fora

Como regra geral das maratonas oficiais, se um atleta receber qualquer tipo de ajuda de fora, ele será automaticamente desclassificado da prova. 

Em provas longas como a maratona, pode ser que um atleta n√£o se sinta bem durante o percurso, e nesse caso se os m√©dicos estabelecerem que ele n√£o pode terminar a prova por falta de condi√ß√Ķes, ele dever√° se retirar da competi√ß√£o imediatamente.¬†

Recorde

Para um recorde ser oficialmente reconhecido, deve-se comprovar que a prova cumpriu com todas as regras da maratona, de acordo com a IAAF.

O atual recorde masculino mundial da maratona pertence ao queniano Eliud Kipchoge em 2018 em Berlim com a marca de 2:01:39. Embora seu melhor tempo tenha sido em Viena, na √Āustria, quando ele percorreu a dist√Ęncia dos 45, 195 km e quebrou a barreira das 2h, completando a dist√Ęncia em 1h59min40s.¬†

Contudo, essa corrida n√£o estava dentro das regras da maratona e, portanto, n√£o pode ser considerada como recorde mundial. Confira no v√≠deo abaixo os √ļltimos quil√īmetros de Eliud Kipchoge nessa prova:¬†

Já o recorde mundial feminino pertence à queniana Brigid Kosgei que completou a Maratona de Chicago em 2019 em 2:14:04.

Leia também: Qual melhor tênis para correr maratona

Regras da maratona para os selos IAAF

Além das regras da maratona já ditas anteriormente cujas provas oficiais devem seguir, existem também os selos de Bronze, Prata e Ouro que a IAAF oferece para as principais maratonas pelo mundo. Eles indicam:

  • Altos padr√Ķes na organiza√ß√£o dos eventos;
  • Aplica√ß√£o completa das regras da IAAF;
  • Suporte completo das autoridades ao evento;
  • Compromisso do organizador com o avan√ßo do esporte;
  • Medidas concretas na luta contra o doping. Os r√≥tulos tamb√©m

Como participar de uma maratona?

¬†Depois de conhecer as regras da maratona ficou com vontade de correr uma e superar seus limites? As op√ß√Ķes s√£o as mais variadas. Que tal aproveitar para correr fora do Brasil? A Maratona de Berlim pode ser uma √≥tima op√ß√£o, por exemplo, mas n√£o apenas ela.

Para correr, conte com a ajuda da Kamel Turismo para o planejamento, como inscrição garantida na prova e hospedagem. 

Isso porque a Kamel é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas no mundo todo, como:

Quer também correr todos os tipos de maratona pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.