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Ultramaratona para iniciantes corredor

Quais as melhores dicas de ultramaratona para iniciantes?

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Você já perdeu as contas de quantas meias maratonas já correu, já participou de várias maratonas, superou seu recorde pessoal e agora quer um outro tipo de desafio? Confira neste post dicas de ultramaratona para iniciantes. 

Antes de saber como come√ßar a correr uma ultramaratona √© preciso entender o que √© ultramaratona. Basicamente, √© qualquer corrida maior do que a maratona, portanto, maior do que 42 km. Por tradi√ß√£o a primeira dist√Ęncia de ultramaratona costuma ser¬† 50 km. Contudo, uma ultramaratona pode ter:¬†

  • 75 km
  • 100 km
  • 160 km¬†
  • 300 km¬†

Algumas pessoas consideram a maratona como o auge de sua carreira como atleta, ainda que amador. Muitas pessoas preferem continuar se desafiando e quebrando seus próprios recordes nos 42 km… e tudo bem. 

Mas voc√™ decidiu ir al√©m, decidiu superar limites correndo mais quil√īmetros e por mais tempo. Se voc√™ se enquadra nesse grupo, √© pra voc√™ que fizemos este post com v√°rias dicas de ultramaratona para iniciantes. Confira.¬†

Dicas de ultramaratona para iniciantes 

1) Uma base de corridas é fundamental 

Antes de voc√™ sair correndo 50 km ou mais por a√≠, √© bom saber que ter uma base e uma experi√™ncia na corrida ajuda muito. Se voc√™ j√° tiver feito pelo menos uma maratona, por exemplo, vai ter uma ideia melhor de como ser√£o os treinos, a prepara√ß√£o e como o seu corpo responde a corridas de longas dist√Ęncias.¬†

Leia também: Tênis ideal para ultramaratona

2)  Prepare-se para treinos bem longos

Se você vai fazer uma prova de 50 km os treinos não serão tão diferentes quanto os da maratona, contudo temos que lembrar em nossas dicas de ultramaratonistas iniciantes é que os treinos serão bem mais longos do que se estivesse treinando para uma corrida menor. 

Em geral, o volume de treinamento para uma ultramaratona ser√° significativamente maior que o das dist√Ęncias mais tradicionais. Em m√©dia, voc√™ pode esperar mais de 100 km por semana dependendo da dist√Ęncia da sua prova-alvo.

Isso significa que você deve organizar sua vida para ter tempo suficiente para treinar. Por exemplo, um treino no fim de semana pode chegar a durar até mais de 5 horas. E durante a semana até 2 horas. Portanto, uma dica de ultramaratona para iniciantes é preparar seu dia-a-dia antes de começar os treinos. 

Durante o treinamento para uma ultramaratona para iniciantes ou n√£o, cerca de 80% do seu volume de treino estar√° naquela zona de frequ√™ncia card√≠aca mais baixa que ajuda a ensinar seu corpo a se tornar mais eficiente, e com um esfor√ßo menor tamb√©m reduz o risco de les√Ķes.

3) Analise o mapa da prova e o perfil de elevação

Grande parte das ultramaratonas acontece em montanhas e em terrenos de terra, bem diferentes do asfalto que os maratonistas estão acostumados. Por isso, uma dica de ultramaratona para iniciantes é analisar bem o mapa para não ser pego de surpresa em uma subida muito íngreme, por exemplo. 

Além disso, treinar no percurso semelhante ao da prova faz bastante diferença. Treinar no mesmo tipo de terreno é tão importante quanto treinar a quilometragem.

Com a análise do mapa você também pode se organizar quanto à hidratação e nutrição durante a prova. Se houver um ponto de reabastecimento da sua mochila, pode se programar melhor também.

4) Não deixe de lado o treino de força 

Os treinos de corrida serão longos e vão demandar bastante tempo do seu dia, mas isso não pode ser desculpa para deixar de lado os treinos de força. Como dica de ultramaratona para iniciantes é ideal que você invista na musculação ou nos treinos de força. 

Imagine que no meio da prova surge uma ladeira que √© imposs√≠vel subir correndo, pois existem v√°rios desn√≠veis altos, como se fossem degraus. Voc√™ vai voltar ou continuar? √Č claro que vai continuar, n√£o √© mesmo?

√Č nessa hora que voc√™ vai agradecer a si mesmo por ter feito tantos afundos, agachamentos e exerc√≠cios de core.¬†

Leia também: O que comer durante uma ultramaratona

5) Procure ajuda de um profissional

Você  até pode correr 5 km, 10 km, 15 km por conta própria sem um acompanhamento individual de um profissional. Porém, quando o assunto é ultramaratona é fundamental que procure um acompanhamento mais individualizado. Para ajudar a montar os treinos semanais. 

No v√≠deo abaixo Enzo Amato d√° algumas dicas de ultramaratona para iniciantes, como ele se preparou para sua primeira e algumas orienta√ß√Ķes ele d√° para seus alunos:

6) Ultramaratona também é treino da mente

Quando voc√™ decide correr dist√Ęncias maiores como as ultramaratonas √© importante estar ciente que a cabe√ßa importa tanto quanto o preparo f√≠sico. N√£o adianta o seu corpo estar forte e bem preparado se a sua mente n√£o estiver.¬†

√Č para isso tamb√©m que os treinos longos ajudam. Por√©m, se voc√™ quiser fazer ainda mais pela sua prepara√ß√£o, inclua em sua rotina a medita√ß√£o tamb√©m. A for√ßa interior vai ajud√°-lo sem d√ļvida na sua primeira ultramaratona e em todas as outras.¬†

7) O cen√°rio da prova ajuda muito

Imagina correr dentro de uma floresta ou parque natural? Ver um lago deslumbrante logo depois de uma subida extenuante? São em momentos como esses que nos lembramos que aqueles momentos difíceis de treinos valeram à pena. 

Inclua nessa experiência o sonho de conhecer um novo país. Seria incrível, não é mesmo? Para ajudar você a realizar esses dois sonhos, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de corredores como você. Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida em várias ultramaratonas pelo mundo, como:

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