Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Quais as melhores dicas para correr na chuva?

Imagine que você tem aquele treino importante da planilha para fazer e justamente na hora que você tem pra correr começa a chover. Você pula o treino ou vê a chuva como uma forma de treinar e sai para correr assim mesmo? Se você é disciplinado e vai de qualquer jeito, confira neste post as melhores dicas para correr na chuva

Todas as adversidades que acontecem durante os treinos podem acontecer também na prova e é melhor estar preparado, não é mesmo? Afinal de contas, se durante a prova começar a chover você vai parar? E se antes mesmo de começar já estiver chovendo? Você vai perder todo o tempo e treino que despendeu por causa de uma chuva? 

Correr na chuva ajuda a criar uma resistência mental e você se sentirá mais preparado para o dia da corrida, caso aconteça nessas condições, já que a maioria das provas não é cancelada por conta do mau tempo. 

Leia também: Como correr mais rápido e conquistar uma melhor performance

Dessa forma, é melhor seguir algumas dicas para correr na chuva.

8 dicas para correr na chuva

1) Cuidado por onde passa

Uma das principais dicas para correr na chuva é prestar atenção onde está pisando. O cuidado nesse caso deve ser redobrado, pois uma poça d’água, por exemplo, pode esconder um grande buraco. 

Além disso, o chão pode ficar escorregadio. Tome muito cuidado se tiver algum lodo por onde passar e, principalmente, se estiver correndo no asfalto, pois as marcações de tinta escorregam bastante. 

Outra dica para correr na chuva é dar passos menores e prestar muita atenção no seu pé, da mesma forma quando está correndo em trilhas,quando há muitas raízes, pedras ou galhos nos quais você pode tropeçar. 

2) Invista nos acessórios 

O ideal é tentar se manter seco o máximo possível por isso, alguns acessórios para corredores podem ajudar. 

Usar um boné é uma boa dica para correr na chuva, pois ele vai ajudar a manter a chuva longe do seu rosto e a água não ficará escorrendo do seu cabelo. Aqueles feitos com materiais sintéticos são as melhores opções, pois não ficam pesados quando estão molhados.

Leia também: Dicas pra correr no frio:evite lesões e permaneça motivado

3) Vista-se em camadas

Essa dica para correr na chuva vale, principalmente, se estiver muito frio também. Usar algumas camadas de roupas vai ajudar a manter a temperatura central do seu corpo o que é essencial para garantir que você não fique doente. 

A camada mais importante é aquela que fica mais próxima do seu corpo. O melhor é um tecido que absorva a umidade, evite algodão. Para a camada mais externa, o ideal é usar uma jaqueta ou colete que deve ser respirável e resistente à água

Procure não usar tecidos impermeáveis, pois eles retêm a umidade e o calor. Vestir-se em camadas é um dica para correr na chuva, pois você pode retirar as peças se estiver sentindo muito calor.

Leia também: Como correr corretamente

4) Proteja seu telefone

Se você vai correr na chuva e precisa levar seu celular, lembre-se de protegê-lo. Você não vai querer danificá-lo, não é mesmo? Uma dica é comprar um flipbelt à prova d’água e colocá-lo dentro.

Se não quer gastar com isso, enrole seu celular em um saquinho de plástico ziplock e leve-o dentro da pochete ou no bolso. 

5) Use roupas refletivas

Chuva geralmente significa pouca visibilidade, por isso é muito importante usar roupas com refletores para você ser visto pelos motoristas. Dessa forma, escolher as camadas externas mais brilhantes ou de cores claras com faixas refletivas, podem ajudá-lo a ser visto. 

6) Evite o atrito da pele

Quando nosso corpo está molhado o atrito da roupa com a pele pode aumentar e pode provocar desagradáveis assaduras. Usar vaselina é uma dica para correr na chuva para que você não passe por isso. 

Principalmente se for correr longas distâncias, se você souber qual a área do seu corpo de maior atrito e que mais irritam, pode passar vaselina antes de começar a correr para evitar que isso aconteça.

As áreas mais comuns são: 

  • pés,
  • parte interna das coxas, 
  • axilas, 
  • linhas do top nas mulheres;
  •  mamilos nos homens.

7) Cuidado com tempestades

Saiba diferenciar chuva de tempestade. Correr na chuva é perfeitamente seguro, enquanto que durante uma tempestade o melhor a se fazer é mudar seu treino para a esteira e fazer em um local coberto. 

Tempestades são cheias de raios e trovões, por isso faça seu treino em um local coberto para ter mais segurança. 

8) Seque seu tênis 

Logo quando chegar em casa, coloque seus tênis para secar, já pensou se aquele seu melhor tênis pra correr maratona estraga por conta de uma chuva? No vídeo abaixo você pode ver uma maneira rápida de fazer isso sem danificá-lo e pode também conferir outras dicas para correr na chuva:

 

Qual o benefício de correr na chuva? 

Agora que você já pegou várias dicas para correr na chuva, pode ir correr sem medo. Correr nessas condições vai fazer você se sentir como um guerreiro e te dará ainda mais força para os próximos.

Como você precisa lidar com várias adversidades que não são as condições normais, você constrói uma resistência mental e percebe que pode lidar com qualquer desafio que surgir no seu caminho.

Começar pode ser a parte mais difícil de correr na chuva. Porém, se você quebrar essa primeira barreira e for mesmo debaixo de chuva, depois quando estiver aquecido pode começar a curtir aquela condição. 

Agora que você sabe as dicas para correr na chuva, que tal escolher uma prova pelo mundo e também aproveitar para conhecer um lugar diferente?

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.

Se quiser ir com a cabeça ainda mais tranquila, a Kamel Turismo prepara cada detalhe – desde a hospedagem até a sua inscrição para a prova. 

Role para cima