Whatsapp: +55 21 97280-9856

Quero me superar. Como participar de maratonas?

Correr 10 km é muito pouco… 21 km é ótimo, mas ainda quer algo a mais, se desafiar mais? Você não está sozinho nesta. Diversos amantes de corrida se ainda não passaram por isso, nem estão passando, certamente um dia vão começar a pensar em como participar de maratonas e como começar a se desafiar mais.  

Corredor é aquela pessoa que não se contenta com o mesmo por muito tempo e está sempre em busca de mais motivação para correr. É alguém que por natureza busca se transcender a todo momento. Afinal de contas, se hoje você corre 1 km, amanhã já está querendo superar essa distância e pensando no quão mais longe consegue chegar, não é mesmo? Isso acontece com a maioria dos corredores.

Leia também: Qual o tempo médio de uma maratona

É questão de tempo até nos fazermos esta pergunta: como participar de maratonas? E se você chegou até aqui, o que temos para te dizer é que é apenas questão de dedicação, determinação e tempo até você conquistar esse sonho. Para ajudar você nesse caminho, separamos algumas dicas. Confira a seguir. 

4 dicas de como participar de maratonas 

1) Faça um check-up 

A primeira dica para quem quer saber como participar de maratonas e não sabe por onde começar é passar pela avaliação de um profissional. Mesmo se você já for um corredor e já esteja acostumado ao esporte, é importante fazer um check-up. Você vai submeter seu corpo a um estresse muito maior do que o que ele está acostumado. 

Tanto no sentido de treinos que certamente serão bem mais intensos, como da própria prova em si. Imagine que você vai ficar correndo no mínimo por mais de três horas, quantas vezes você já fez isso na vida? 

Leita também: Como é um treino para primeira maratona

No vídeo abaixo o Dr. Dráuzio Varella comenta sobre os diversos tipos de pessoas que correm maratona e sobre a genética ideal para o esporte. 

2) Organize sua vida para os treinos

Se você decidiu participar de uma maratona, é preciso ter disciplina e determinação. O volume que você vai passar a correr por semana será maior do que o seu habitual. Haverá dias, por exemplo, que você vai correr 30 km e dependendo do seu condicionamento você vai levar cerca de 2h40 ou mais. 

Dessa forma, a sua rotina será adaptada à sua planilha de treinos. Você vai perceber que cada hora do seu dia terá muito mais valor. Quando você começa a entender como participar de maratonas vai percebendo que acaba decidindo ter outras prioridades. Para muitas pessoas correr uma maratona é como um projeto de vida e elas se dedicam intensamente a ele. 

Nesse caso, buscar também um profissional para te ajudar a organizar melhor seus treinos pode ser muito bom, principalmente no início. Pois com isso seu treinamento será mais eficiente.  

Leia também: dicas para primeira maratona

3) Cuide da alimentação e hidratação 

Ter uma boa alimentação e se hidratar bem podem fazer toda a diferença na sua prova. Por isso, entender como participar de maratonas vai muito além de colocar o tênis no pé, fazer sua inscrição na prova e sair correndo. 

Ela exige um planejamento bem feito em praticamente todos os setores da sua vida e principalmente a alimentação. Afinal de contas, sem uma boa dieta você não terá energia suficiente para correr tudo que precisa, não é mesmo?? 

Alguns alimentos são essenciais em uma dieta para maratonista, como os carboidratos, por exemplo. Dessa forma, você deve tomar cuidado para ingerir a quantidade certa de todos os nutrientes para manter uma dieta saudável e não ter nenhum problema ao correr. Confira no vídeo abaixo algumas dicas de nutrição para provas longas: 

Além da alimentação, cuidar da hidratação é outro ponto importante também para quem está aumentando a quilometragem. Quando for correr por mais tempo, leve sua própria garrafinha para não ficar sem no meio do caminho. 

Em corridas de distâncias maiores também perdemos nutrientes pelo calor do corpo. Bebidas isotônicas podem ajudar a repor o que foi perdido em um treino longo. Mas é importante estar atento, se você correr por menos de uma hora, a água é o suficiente. Se sua corrida demorar mais do que uma hora, tomar bebidas isotônicas podem ajudá-lo a manter seu nível de energia alto, o que vai te ajudar a continuar correndo por mais tempo. 

4) Escolha sua prova

Agora que você já viu algumas dicas de como participar de maratonas no sentido de se preparar, chegou a hora mais importante e mais empolgante do processo: escolher a prova. Você é daqueles corredores que gosta de experimentar provas diferentes, provas grandes e famosas e conhecer lugares novos? 

Imagina participar de uma maratona fora do Brasil, como na África ou na China? Já pensou que sonho? Saiba que é super possível e você não precisa ter dor de cabeça em fazer sua inscrição ou procurar por um hotel próximo da largada. Todas as burocracias desse tipo você pode deixar por conta de agências especializadas em corridas fora do Brasil, como a Kamel Turismo. 

A Kamel Turismo leva corredores para as mais emblemáticas provas no mundo todo há mais de 30 anos.  Ela planeja todos os detalhe da viagem e oferece assistência total nas maratonas mais desejadas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.