Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como é o cenário de trail running no Brasil?

Corredores de rua que estão querendo mudar os desafios, iniciantes que amam a natureza… Os motivos para começar a correr na montanha podem ser os mais variados possíveis. Isso faz com que o cenário de trail running no Brasil cresça cada vez mais. Saiba um pouco mais sobre essa modalidade que vem ganhando mais adeptos no Brasil.

Correr na natureza, respirando ar puro e em paisagens incríveis são ótimos motivos para sair de uma rotina intensa de trabalho. Por isso, muitas vezes é uma forma de refúgio para as pessoas que ficam grande parte da vida nas cidades, rodeadas de prédios e concretos. 

Com o mercado de trail running aquecido no Brasil, as provas mais antigas foram se fortalecendo, conquistando mais corredores; outras foram sendo criadas. Elas acontecem muitas vezes em lugares onde as pessoas geralmente não têm acesso em um dia comum, fazendo com que muitos corredores optem por essa modalidade de corrida também para aproveitar para turismo.

Por levar os corredores a esses lugares, como reservas naturais e parques estaduais, a grande maioria das provas conta com número mais reduzido de inscrição, se comparada a uma prova de rua. 

Confira abaixo um pouco mais sobre como é o mundo do trail running no Brasil. 

Leia também: Equipamentos para trail running

4 provas de trail running no Brasil  

Com as provas de trail running ganhando destaque no Brasil, existem algumas delas que marcam o calendário e que são realizadas em diversas cidades. Confira abaixo três boas provas de trail running no Brasil para você se aventurar. 

Leia também: Como me preparar para uma trail run

1) Mountain Do

O Mountain Do é uma das trail running pioneiras no Brasil e acontece também em outros países. É uma prova que passa por trilhas e montanhas de lugares incríveis e integra natureza, superação e diversos desafios. 

No Brasil a Mountain Do acontece em diversas localidades, como: 

  • Costão do Santinho, em Santa Catarina
  • Visconde de Mauá, em São Paulo
  • Campos do Jordão, São Paulo 
  • Canela, Rio Grande do Sul 
  • Lagoa da Conceição, Santa Catarina
  • Praia do Rosa, Santa Catarina
  • Desafio São José, Santa Catarina
  • Fernando de Noronha, Pernambuco

É uma ótima ideia aliar uma viagem de turismo para correr, não é mesmo? Em cada etapa, uma oportunidade de conhecer um local diferente. 

2) Indomit

A Indomit é uma série de ultramaratonas de trail que acontece não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Ela foi inspirada em uma frase dita por Mahatma Gandhi, que diz: “A força provém de uma vontade indomável”. E é assim que ultramaratonistas de trail running se superam em desafios como os propostos nessa prova: com uma força interior indomável. 

  • Indomit Serra da Mantiqueira
  • Indomit Pedra do Baú
  • Indomit Bombinhas 

As provas contam com variadas distâncias dependendo do local, como: 12 km; 35 km; 50 km e 80 km. 

Além disso, a Indomit da Pedra do Baú é uma das mais importantes provas de trail running do Brasil para quem já está em um nível bem mais mais avançado. Isso porque ela é qualificatória para a mais importante prova de trail running do mundo: Ultra Trail Mont Blanc, considerado a “Copa do Mundo” das corridas de montanha. 

Leia também: Como evitar lesões na corrida 

3) XTerra

Outro circuito de corridas de montanha é o XTerra. Contudo, ele é ainda mais do que apenas uma prova de trail running do Brasil. É um evento que inclui também outros 

esportes como o ciclismo e a natação em alguns casos e provas de Triathlon off-road, Night Run, Trail Run, MTB CUP, Endurance, Swim Challenge, e mini corrida.

É um festival de esportes off-road que já passou por lugares incríveis como:

  • Fernando de Noronha (PE)
  • Búzios (RJ)
  • Tiradentes (MG)
  • Paraty (RJ)
  • Brasília (DF)

4) Ultra trail run 70k

Outra prova de trail running importante no calendário do Brasil é a Ultra Trail 70k. Ela acontece na cidade de Botucatu, em São Paulo e pontua para a International Trail Running Association (ITRA), concedendo dois pontos aos atletas que concluem a distância de 70 Km e um ponto para a distância de 32 Km.

Em quais corredores de trail running do Brasil me inspirar?

As corridas de trail running estão começando a ficar mais populares, mas os atletas ainda não são tão conhecidos como os atletas das corridas de rua que batem recordes e participam das provas mais importantes. 

Alguns corredores brasileiros já se destacaram em várias provas no Brasil e no mundo e podem ser uma fonte de inspiração para quem está começando. Em suas redes sociais, como o Instagram, eles postam as rotinas de treinos e fotos de lugares extraordinários para os quais a corrida os conduziu. 

Alguns dos atletas brasileiros importantes nesse cenário de trail running no Brasil são: 

  • Fernanda Maciel: @fernandamaciel_oficial
  • Fernando Nazário: @fernandonazario
  • Manu Vilaseca: @manuvilaseca
  • Cesar Picinin: @cpicinin
  • Ernani Souza: @ernani_souza_oficial

Além disso, conheça no vídeo abaixo o corredor Ernani Souza, campeão de várias corridas de trail running no Brasil e fora do país. Ele dá várias dicas para quem quer se aventurar nessa modalidade

Como começar a correr na montanha?

Depois de conhecer um pouco mais do mundo de trail running do Brasil, você ficou com vontade de se aventurar pelas trilhas e pelos cenários deslumbrantes dessas provas? Não sabe por onde começar? 

No vídeo abaixo o corredor Gustavo Maia conta tudo sobre trail running e dá várias dicas para você se desafiar na natureza. Confira:

Quer fazer uma prova trail running fora do Brasil também?

Agora que você já conhece um pouco mais de como é o trail running no Brasil já se apaixonou e quer ir além? É normal, acontece com os melhores corredores. Sem dúvida correr por lugares incríveis na natureza e aliar essas viagens com o turismo é uma ótima ideia. 

Isso porque quando você opta por fazer uma prova de trail running em outro país, você acaba visitando lugares que o turismo convencional não te leva. Imagina conhecer uma montanha correndo? Se você quer ter uma experiência incrível como essa conte com uma agência especializada em corridas fora do Brasil.

A Kamel Turismo leva corredores para as mais exóticas provas fora do Brasil há mais de 30 anos. Ela planeja todos os pequenos detalhes dessa aventura e oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer saber mais informações dessas e de outras trail running fora do Brasil? Visite nosso site e converse com um consultor.