+55 21 2275-0146
Melhores tenis para trail running

Quais os melhores tênis para trail running?

Os melhores tênis para trail running são feitos para que você possa aproveitar ao máximo e da melhor maneira possível tudo de mais incrível que existe na natureza durante sua corrida. Diferente de uma corrida de rua, as de trilhas oferecem mais desafios e, por isso, é aconselhável que você use um tênis apropriado para essa modalidade. 

Imagine que ao correr em uma trilha você vai passar por trechos de barro, galhos soltos, pedras, terra, grama… É uma grande variedade de desafios que são possíveis de encontrar pelo caminho. 

De uma forma geral, os melhores tênis para trail running absorvem o impacto de seus pés e dão mais estabilidade para enfrentar as adversidades da natureza, ajudando a reduzir o risco de lesões. Além disso, eles precisam ser confortáveis para tornar sua corrida mais agradável. 

A maior diferença entre os tênis para trail running para os de corrida de rua é a sola. Os tênis para trail running possuem borracha mais aderente e grips mais altos do que os tênis para corrida em asfalto. Dessa forma, entre todos os equipamentos para trail running, sem dúvida investir em um bom tênis é uma ótima dica. Para te ajudar nessa escolha, separamos os melhores tênis para trail running. Confira a seguir. 

5 melhores tênis para trail running

1) Nike Pegasus 36 trail

Um dos melhores tênis para trail running da Nike é Pegasus 36 trail. Se você conhece e gosta de correr com o Pegasus 36 de asfalto, esse de trail é uma ótima opção, pois ele é como se fosse uma adaptação para a trilha. Uma boa opção também se você procura por um tênis mais híbrido, que dê para usar tanto no asfalto como na trilha. 

Confira no vídeo abaixo, uma avaliação feita por Gustavo Maia do programa Fôlego sobre esse tênis:

Leia também: Melhor tênis para maratona

2) Hoka One One Speedgoat 4

Melhores tenis para trail running hoka one

O Hoka One One “Speedgoat” não poderia deixar de estar entre os melhores tênis para trail running. Ele tem o nome de ninguém menos que um dos melhores corredores de montanha do mundo. Karl “Speedgoat” Meltzer se tornou uma lenda na comunidade dos ultramaratonistas, vencendo mais corridas de 160 quilômetros do que qualquer outro atleta no mundo. 

O Speedgoat 4 é conhecido por oferecer rapidez mesmo em terrenos mais técnicos. Nesta edição ele possui uma nova malha mais respirável, porém robusta, como um tênis de trilha precisa. 

Além disso, ele também ganhou sobreposições impressas em 3D o que garante maior suporte do meio do pé e uma sensação de mais segurança. Vai te dar o suporte necessário para as subida e é seguro o suficiente para você imprimir velocidade nas descidas. 

3) Salomon S Lab sense 8

Melhores tenis para trail running salomon

Um dos melhores tênis para trail running da Salomon principalmente para quem está começando a se aventurar nas montanhas é o S Lab Sense 8. Isso porque ele oferece boa estabilidade, amortecimento e, além de tudo, é muito leve, pesa apenas 195g. 

Seus grips são altos e mais espaçados, o que permite ser usado nas mais variadas superfícies, sejam elas úmidas, secas, duras ou com pedras soltas. O tecido desse tênis também recebeu um tratamento especial para proporcionar proteção extra, já que ele não absorve água se você pegar uma chuva leve ou até mesmo passar por uma poça d’água. Dessa maneira, ele é um ótimo tênis pra correr na terra em qualquer condição climática. 

4) ON Running The Cloudventure 

Melhores tenis para trail running on running

A ON Running é uma marca suíça que se especializou em tênis de corrida. Um de seus fundadores, Olivier Bernhard, foi três vezes campeão mundial de duathlon e várias vezes vencedor de Ironman. Depois de se aposentar das competições profissionais, ele se dedicou a criar tênis de corrida. 

Uma de suas “crias” é o The Cloudventure. Sua sola é feita com a tecnologia Missiogrip e possui padrões de camadas que tornam os grips mais firmes, conferindo maior estabilidade. Além disso, a borracha utilizada em relevo oferece tração o que ajuda bastante nas corridas de trilhas. A sola em zig-zag combinado com camadas lisas dão aderência perfeita para evitar que o tênis deslize em superfícies úmidas e escorregadias.

Leia também: Tênis ideal para ultramaratona

5) Saucony Peregrine 10

Melhores tenis para trail running saucony

Leve, rápido e super confortável, o Saucony Peregrine 10 é super versátil, ótimo para corridas curtas ou longas. Seus grips feitos de borracha PWRTRAC proporcionam uma ótima aderência à terra, o que oferece mais segurança para os atletas.

Ele possui também um sistema de amortecimento PWRRUN, que oferece um bom equilíbrio e ainda é bastante responsivo. Ou seja, ele é ótimo tanto para te empurrar morro acima, como para te dar segurança para ir com tudo morro abaixo.

É um tênis bastante reforçado e protege os pés dos detritos da trilha. A parte superior é respirável e seu design específico para trilha mantém o pé no lugar, além de oferecer proteção adicional na ponta do pé.

Leia também: Como me preparar para uma trail running

Como escolher os melhores tênis para trail running

Enzo Amato ensina como escolher os melhores tênis para trail running. Ele segue um critério principal, saiba qual é no vídeo a seguir: 

Qual prova trail escolher?

Agora que você já sabe quais os melhores tênis para trail running, que tal escolher uma prova super especial? Existem várias opções, mas já pensou em correr pelas montanhas e trilhas de outros países e aproveitar para turistar

Quando você escolhe uma prova de trail fora você acaba visitando lugares que o turismo convencional não te leva. Imagina conhecer uma montanha correndo? Se você quer ter uma experiência incrível como essa conte com uma agência especializada em corridas fora do país.

A Kamel Turismo leva corredores para as mais exóticas provas fora do Brasil há mais de 30 anos. Ela planeja cada pequeno detalhe e oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como: