Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como funciona uma corrida virtual?

Em tempos de quarentena e pandemia, a maioria dos eventos presenciais foram cancelados, incluindo todas as corridas de rua. Para manter um calendário de corridas, o jeito foi inovar. Veja neste artigo como funciona uma corrida virtual.

A corrida virtual foi uma solução encontrada pelos organizadores de provas para sobreviverem a um período em que ninguém podia sair de suas casas e se reunir na rua para correr.

Se você nunca participou de uma, deve estar se perguntando, mas o que é uma corrida virtual? Uma corrida virtual é uma corrida que pode ser realizada em qualquer lugar que você escolher, como no parque, nas ruas da sua cidade, em trilhas, na pista e até mesmo na esteira. Inclusive, você pode caminhar também ou variar entre caminhada e corrida.

Dessa forma, você pode correr sua própria corrida e em seu próprio ritmo, basta gravar seu exercício. Não existe muita regra, já que não tem como fiscalizar se você está fazendo tudo certo ou não. 

Leia também: Saiba quais os tipos de maratona que exitem

Diferente da corrida de rua, na corrida virtual você corre sozinho e o apoio que antes era obtido durante o percurso,  agora é feito de forma virtual. Ela também não possui a emoção de cruzar a linha de chegada, como existe na corrida de rua presencial.

Ela funciona mais como uma forma de você tentar se manter motivado, pois mesmo que não ofereça premiação, se você se propuser a participar do evento mesmo que seja virtual, você terá mais compromisso.

Agora que você já sabe o que é uma corrida virtual, para entender como funciona uma corrida virtual, confira o passo a passo que fizemos a seguir: 

Como funciona uma corrida virtual: 5 passos

1) Defina a distância e o lugar que vai correr

O primeiro passo para saber como participar de uma corrida virtual, é definir qual distância você pretende fazer. Existem provas de 5 km, 10 km, meias maratonas e até maratonas virtuais. 

O ideal é que você saiba onde vai correr a distância escolhida. Definir o percurso antes de fazer sua inscrição é o ideal. Afinal de contas, se você for correr uma maratona é preciso checar se vai ter um lugar de apoio para deixar sua hidratação ou mesmo sua alimentação. Ou se durante o percurso você conseguirá comprar, caso seja necessário. 

É bom se preparar antes para todos os detalhes, principalmente se for uma distância maior. Pois, diferente das provas de rua que oferecem água, isotônico, frutas, gel de carboidrato, enfim, oferecem todo o suporte necessário, na corrida virtual fica tudo por conta do corredor.

Se você está em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Belo Horizonte, confira nossas dicas de lugares para correr: 

2) Encontre uma prova

Hoje em dia é bem comum existir várias opções de corrida virtual, inclusive de provas tradicionais. A maratona Comrades que acontece na África do Sul, por exemplo, teve sua edição em 2020 de forma virtual. Outra prova muito tradicional que também aconteceu de forma virtual foi a Maratona de Boston, uma das maiores maratonas do mundo. 

Portanto, opções não faltam. Prova definida, basta você fazer sua inscrição e se preparar para o grande dia. 

3) Prepare-se para o dia da corrida

Pode ser que você corra no quarteirão da sua casa, no parque mais próximo de você e que você conheça cada centímetro do percurso. Contudo, fazer tudo aquilo que você faria se fosse uma prova de rua presencial, pode te deixar mais animado e aumentar a sua motivação para correr.

No dia anterior arrume sua roupa, prepare sua água, sua alimentação e tudo que você costuma arrumar. Acorde cedinho e vá para sua corrida virtual! 

4) Grave seu resultado e envie para a organização 

Como participar de uma corrida virtual não envolve organização, nem estrutura, você não terá um chip para marcar sua distância e seu tempo. É preciso que você corra com um relógio com GPS ou então que marque com o celular. 

Depois que correr a distância na qual se inscreveu, você para o dispositivo escolhido para marcar sua corrida e envie o seu resultado para a organização. É bom checar no regulamento como deve ser feito, se é preciso enviar por email ou incluir o resultado no site da prova. 

Leia também: 5 tipos de exercícios para fazer na quarentena

5) Aproveite sua medalha

Depois que seu tempo for verificado, a organização vai enviar para o seu endereço a medalha da prova. É hora de tirar aquela selfie com sua medalha e aproveitar para postar nas redes sociais sua conquista!

Agora que você já sabe o que é uma corrida virtual, confira no vídeo abaixo um bate-papo de dois corredores que falam um pouco mais sobre como funciona uma corrida virtual e se ela vale ou não. Será que correr uma corrida virtual é o mesmo que correr a prova original? 

Leia também: Como criar resistência para correr

Corrida virtual é legal, mas já quer se preparar para a próxima corrida de rua?

Saber como funciona uma corrida virtual até te deixou com vontade de correr, mas pra você ela não substitui a corrida de rua mesmo? Muitos corredores não trocam nada pela emoção de cruzar a linha de chegada. 

E que tal escolher uma corrida fora do Brasil com um visual incrível para matar essa saudade de correr pelas ruas. Imagina sentir o apoio dos espectadores de novo.

Existem maratonas maravilhosas pelo mundo. Para viajar para correr em outro país sem precisar se preocupar com detalhes como encontrar um  hotel próximo da largada ou mesmo ter que pensar se vai conseguir fazer a inscrição, conte com a ajuda de quem entende disso muito bem. 

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja todos os detalhes da viagem de vários corredores. 

É a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors. Ou seja, você não precisa esperar pelo sorteio ou atingir o índice para participar das maiores maratonas do mundo. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre essas provas:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.