+55 21 2275-0146
maratona-africa

Descubra quais são as principais maratonas na África e prepare-se para a corrida de sua vida!

Share now:

A África é um continente que possui 54 países independentes que, juntos, somam 30 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 20,3% da área total de terra firme do planeta. E é claro que, com tanta área terrestre, há muitos locais magníficos para realizar uma maratona.

Não à toa, muitas das maratonas da África estão entre as mais belas do mundo, cada uma inserida em um diferente contexto ambiental, cultural, étnico, político e social. Então, se você quiser compreender um pouco mais desse continente tão fascinante, que tal conhecer um pouco mais das principais maratonas da África – e, quem sabe, participar de alguma delas?

Então coloque seu tênis e confira!

6 das principais maratonas na África

1. Maratona Big Five

País: África do Sul

Percurso: 42,2 km (maratona) ou 21,1 km (meia maratona)

Período em que acontece: junho

Você já foi a um safári? Se não, talvez a Big Five Marathon seja uma ótima primeira vez para essa experiência. É uma ótima oportunidade de correr pelas savanas africanas, ao lado de alguns dos mais incríveis animais terrestres.

Realizada na Reserva de Entabeni, na região de Limpopo, na corrida é possível dar de cara com búfalos, leões, leopardos e rinocerontes. Mas não precisa se preocupar: a organização da prova garante a presença de guardas florestais (os chamados rangers) para evitarem quaisquer possíveis ataques dos mamíferos.

E, apesar de ocorrer na África do Sul, um país bastante quente, a época do ano é propícia para temperaturas amenas, entre os 15 e 25 graus. Além disso, há pouca umidade e muito sol, o que torna o clima ainda mais agradável – mas não se esqueça do protetor solar.

Leia mais: Adventure Marathons: Conheça a Muralha da China, Big Five, Petra, Bagan e Círculo Polar correndo

2. Maratona de Cape Town

País: África do Sul

Percurso: 42,2 km (maratona), 22 km, 12 km, 10 km, 5 km

Período em que acontece: outubro

A Maratona de Cape Town, também conhecida como Sanlam Cape Town Marathon, começou a ser realizada em 2007, e desde então se tornou uma das principais maratonas da África.

Em 2017, ela foi a primeira maratona na África a obter o Selo Ouro da IAAF (International Association of Athletics Federations), além de ser também considerada um evento “Climate Neutral” e de ter conseguido zerar sua produção de lixo para aterros.

O percurso é realizado pela Cidade do Cabo, uma das 3 capitais do país e uma das cidades mais bonitas da África do Sul. A prova começa e termina no Green Point, próximo ao estádio de Cape Town.

Leia mais: Saiba quais os tipos de maratona e várias dicas de provas no Brasil e no mundo

3. Ultramaratona de Comrades

País: África do Sul

Percurso: 87 a 89 km (ultramaratona)

Período em que acontece: junho

Essa é uma das maratonas mais tradicionais da África, e também considerada uma das mais difíceis. A Comrades Marathon é a ultramaratona com maior participação do mundo, e a cada ano recebe mais brasileiros em seu percurso.

A prova começou a ser realizada em 1921 como uma homenagem aos soldados que faleceram na Primeira Guerra Mundial. Um detalhe muito interessante dessa prova é que todos os anos ela muda de direção: em alguns anos ela é uma descida de 89 km entre Pietermaritzburg e Durban, e em outros é uma subida de 87 km de Durban a Pietermaritzburg.

Ao longo da corrida, os atletas têm a chance de percorrer cinco grandes colinas, num desafio que é certamente inesquecível.

Leia mais: O que é ultramaratona: supere seu limite além dos 42k

4. Ultramaratona Dois Oceanos

País: África do Sul

Percurso: 56 km (ultramaratona) e 21,1 km (meia maratona)

Período em que acontece: março ou abril

Outra maratona na África conhecida por sua beleza, a Two Oceans Marathon é não é assim considerada à toa: afinal, ao longo do percurso é possível não um, mas dois, dos oceanos que banham a região. A corrida ocorre no fim do verão da Cidade do Cabo, e com certeza o cenário chamará sua atenção.

O percurso tem início na principal avenida de Newlands, indo em seguida para as praias de Muizenberg e Fish Hoek e passando por uma das estradas mais lindas do mundo, a Chapman’s Peak Drive.

Depois, os atletas vão Hout Bay e Constantia Nek, terminando a prova na Universidade da Cidade do Cabo, em Rondebosch. Além da ultramaratona e da meia maratona, há outras provas concomitantes, como corridas de trilha de 12 e 24 km e atividades para crianças, adolescentes e idosos.

Leia mais: Trail running, o que é esse tipo de corrida?

5. Maratona Internacional de Marrakech

País: Marrocos

Percurso: 42 km (maratona) e 21,1 km (meia maratona)

Período em que acontece: janeiro

O Norte da África é um dos locais onde há alguns dos registros mais antigos da existência do homem, o que torna o lugar ainda mais especial para a realização de um evento que tem como objetivo vencer as barreiras do próprio corpo humano.

Além das lindas paisagens, os participantes da Maratona Internacional de Marrakech tem a oportunidade de estar num local repleto de uma cultura e história marcantes. E, felizmente, por ser disputada no início do ano – inverno no Marrocos – o clima é ameno.

Essa corrida é considerada uma das mais rápidas do mundo, e é realizada entre as antigas muralhas vermelhas de Marrakech, num panorama com laranjeiras, palmeiras e oliveiras, entre as ruas da cidade.

Leia mais: Qual o melhor tênis para correr maratona: 4 dicas (+ modelos)

6. Maratona do Kilimanjaro

País: Tanzânia

Percurso: 42 km (maratona) e 21,1 km (meia maratona)

Período em que acontece: entre fevereiro e março

A Kilimanjaro Marathon acontece na base da mais alta montanha da África, o Monte kilimanjaro, que tem 5895 metros de altura. A corrida inicia na região de Moshi, à sombra do monte, e atravessa locais com plantações de banana e café e áreas de floresta.

O fim da prova também é na localidade de Moshi, no interior do estádio. É uma ótima oportunidade para ver mais das lindas paisagens africanas.

Agora que você conheceu algumas das principais maratonas da África, que tal correr em alguma dessas provas? A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil.

Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores. Oferecemos assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, incluindo:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? Entre em contato com a Kamel e peça um orçamento agora!